Mia Couto ganha prémio em Portugal
O escritor moçambicano Mia Couto é o vencedor edição de 2021 do Prémio Literário Manuel de Boaventura, com a sua mais recente obra literária "O Mapeador de Ausências ".
Trata-se de um prémio instituído pela Câmara Municipal de Esposende (Portugal), com intuito de homenagear e divulgar a vida e obra do escritor português Manuel de Boaventura.
Nesta edição, foram submetidas a concurso cerca 104 obras provenientes de vários países de língua portuguesa. Segundo o júri, a escolha da obra do Mia deve-se ao facto desta apresentar uma narrativa com elevada maturidade literária, que com particular sensibilidade, consegue cruzar tempos distintos da realidade moçambicana, oferecendo ao leitor uma expressiva representação do país no período colonial e pós-colonial.
O Prémio Literário Manuel de Boaventura é de periodicidade bienal. Com o valor pecuniário de 7500 euros, contempla a modalidade da criação narrativa de Romances ou de Contos da autoria de escritores de língua portuguesa.
Importa lembrar que o escritor Mia Couto, em Janeiro deste ano venceu ainda o prémio literário internacional ALBERT BERNARD, atribuído pela academia francesa de Ciências do Ultramar, pela sua obra "As Areias do Imperador". E em finais do ano passado foi galardoado com o prémio Jan Michalski de literatura, pela Fundação suíça.
Sem comentários: