Última Hora
Recente

Obra de Van Gogh roubada no museu da Holanda

Uma pintura de Vincent Van Gogh, originalmente chamado de "The Parsonage Garden at Nuenen in Spring", foi roubada no museu Singer Lauren, situado em Laren a 30 kms de Amesterdão na Holanda, que se encontra atualmente fechado devido à eclosão da pandemia de Coronavírus. Segundo o director executivo do museu,  a obra estava sob condição de empréstimo, a finalidade era a de ser usada  numa exposição. A mesma tinha sido emprestada pelo Museu Groninger, que apenas possuía esta única pintura de Van Gogh na colecção.

The Parsonage Garden at Nuenen in Spring
Segundo a imprensa Holandesa, a obra roubada é estimada  entre um e seis milhões de euros. Trata-se de uma pintura de 1884 que faz parte de uma série feita quando o famoso pintor vivia na casa do seu pai.

O director do museu, citado pelo "Diário de Noticias",  Jan Rudolph de Lorm, considera que o roubo é "muito mau para o Museu Groninger, para o Singer Laren e especialmente terrível para todos nós. A arte existe para ser desfrutada, especialmente durante este período difícil".

Por sua vez, Andreas Blühm director do Museu Groninger se pronunciou de seguinte forma,  "é o roubo de uma obra que pertence a todos".

O museu  está actualmente fechado devido ao coronavírus. E foi deste vazio que os ladrões aproveitaram para roubar a obra de Van Gogh, que na ocasião estava em exposição "Mirror of the Soul. Toorop tot Mondriaan" , que começou em 14 de janeiro e terminaria a 10 de maio do ano em curso.

Este não é o primeiro roubo no museu. Em janeiro de 2007, sete estátuas foram roubadas do jardim do mesmo espaço.
Quando se fala de obras de Van Gogh, refere-se a pinturas únicas e, provavelmente os autores deste roubo não poderão vender a obra no mercado de arte sem serem descobertos, mas seja com for, lá se foi a "The Parsonage Garden at Nuenen in Spring", pelas mãos dos supostos larápios.




Sem comentários:

Massala Arte. Com tecnologia do Blogger.