Criação de um acervo digital entre os desafios da Biblioteca Nacional de Moçambique
A Biblioteca Nacional de Moçambique (BNM), pretende digitalizar o seu acervo bibliográfico e, expandir a rede de bibliotecas por todo o país. Esta vontade foi manifesta pelo Director da Biblioteca, João Fenhane, aquando da visita da Ministra da Cultura e Turismo, Edelvina Materula à aquela instituição.
Saiba mais sobre a Biblioteca Nacional clicando aqui |
Biblioteca Nacional de Moçambique |
A ideia é dotar a biblioteca de tecnologia, para que sejam os próprios recursos humanos internos a fazerem a digitalização e gestão do acervo digital. Para a realização deste objectivo Fenhane afirma que a BNM vai recorrer a fundos e recursos externos.
No que concerne à expansão de bibliotecas públicas distritais por todo o país, o Director da BNM se dirigiu nos seguintes termos.
“Nós queriamos que em cada distrito existisse uma biblioteca pública distrital e que a posterior pudéssemos ter bibliotecas comunitárias, e atingíssemos os postos administrativos e localidades, porque o nosso país é vasto e este serviço de bliblioteca é muito importante”.
Fenhane acrescentou que o projecto se encontra em implementação para sua posterior efectivação.
Nos últimos tempos o edifício da BNM sofre com a intervenção do tempo e tem mostrado sinais de degradação, neste sentido além da criação da biblioteca virtual e expansão de bibliotecas, há um plano de reabilitação da emblemática infra-estrutura.
João Fenhane diz que já se fez o levantamento das necessidades junto de parceiros, de modo a buscar-se recursos para salvar e salvaguardar este que é considerado património nacional.
Sem comentários: