Última Hora
Recente

Pedro Celso: " A música para mim é a união dos povos"

Natural da província de Gaza, o músico moçambicano Pedro Celso está em Maputo desde 2003. Até então já tem um álbum no mercado denominado "NAMUKA A KAYA" (volto à casa), já gravou músicas com artistas nacionais como Melancia de Moz e DJ Angel. O seu estilo musical divaga entre vários estilos e das suas músicas mais conhecidas, destacam-se "CADÊ VOCÊ" e a  A MALE YI VUYISA A AKU TSAKA (dinheiro traz felicidade).

Pedro Celso
Massala Arte (MA): Quem é Pedro Celso?
Pedro Celso (PC): Pedro Celso é um jovem moçambicano, estudante do quarto ano, na Universidade Joaquim Chissano, no curso de Relações Internacionais e Diplomacia. Músico e compositor, especialista em STAND UP COMEDY, autor do único Álbum ja a venda" NAMUKA A KAYA". Autor do artigo  "The plight of domestic Workers in Mozambique", ( A situação dos trabalhadores domésticos em Moçambique),  publicado no Jornal Internacional da Índia.

MA: Quando entra na música?
PC: Pedro Celso entra na música desde miúdo com a influência do seu primo Carlitos Xai Xai, vocalista da então Banda Rasta Revolution , na África do Sul. E começou a apostar na música profissionalmente a partir de finais de 2015, tendo gravado a música "Ungani Khomi"  (não me toca) com o DJ Angel  do grupo Afro Madjaha. Uma música que ainda faz sentir nas Discotecas de Moçambique. Essa é ainda a única música com o Vídeo clipe.

MA: Antes de começares a cantar Blues, quais são os outros estilos musicais que já cantou ao longo da sua carreira?
PC: Pedro Celso desde sempre fez música ao vivo na Banda do Carlitos, cantando Afro e Reggae e um pouco de Ragger. Em 2015 grava Afro house. Fiz uma marabenta com a Melancia de Moz.

MA: Quais são os músicos moçambicanos que admira?
PC: Pedro Celso admira a todos os fazedores da música moçambicana e de todos os estilos musicais ( aqueles que fazem bem), em especial o WAZIMBO, Jimmy Dludlu, José Mane l(J Malu), Mingas, Xavier Machiana..

MA: Onde busca inspiração para compor suas músicas?
PC: As inspirações do Pedro Celso resultam duma pesquisa profunda do  quotidiano dos moçambicanos.

MA:Se fosse para definir "música" que definição daria?
PC: Música é a combinação de sons para criar uma harmonia agradável. Musica é remédio da alma. A música para mim é união dos povos.

MA: As suas músicas a maioria são cantados em changana, porque da escolha dessa língua?
PC: Pedro Celso é autor de um projecto de resgate de valores sócio-culturais. Um dos objectivos é a valorização das línguas nacionais. É por isso que tenho exibido vocabulários e expressões menos acessíveis no próprio Changana.

MA: Quais são as músicas que não podem faltar no reportório quando faz um concerto?
PC: Os concertos do Pedro Celso tem seguido de forma restrita um reportório  de músicas do seu álbum e menos imitações. São indispensáveis músicas como A MALE YI VUYISA A AKU TSAKA, CADE VOCÊ, NAMUKA A KAYA, VITANI XIKWEMBU

MA: Visto que agora os eventos, espectáculos estão parados devido a pandemia, quais são alternativas que tem adoptado para mostrar o seu trabalho?
PC: Devido a situação de crise mundial da saúde, provocada pela Covid-19, Pedro Celso tem apostado em participar em programas televisivos e radiofónicos, para garantir a continuidade da promoção do álbum e a sua imagem. Enquanto isso não passa vai gravando o segundo álbum.

MA: Quando foi lançado o teu álbum e quantas faixas tem e onde pode ser comprado?
PC: O álbum do Pedro Celso é composto por 12 músicas. Ainda nao foi feito o seu lançamento oficial. Mas ele está sendo vendido desde Janeiro de 2019 no Backline, Bomba petromoc no bairro T3, Just's Bar CMC, Hotel Mar da Zinha em Chibuto (Gaza)

MA:  Acha que a música pode servir de terapia neste momento de crise em que as pessoas estão em casa?
PC: A música é sim uma terapia, pois é através dela também que se passa facilmente a informação sobre a consciencialização do povo no combate à essa pandemia. É importante salientar que em momentos como esses, em que a maioria das pessoas estão em casa, escutam músicas dos seus artistas favoritos.  E o disco do Pedro Celso está sendo consumido por todas as classes. As vendas são satisfatórias.

MA: Se tivesse a oportunidade de ser Ministro da Cultura, qual é a medida principal que podia tomar para ajudar os músicos moçambicanos?
PC: Se Pedro Celso fosse Ministro da Cultura, primeiro iria criar leis que visam valorizar os artistas. Garantir que os artistas sintam o orgulho de seren moçambicanos.  Criar condições para que haja um subsídio do Governo para servir aos artistas, começando pelo existência de editoras. Criar parceria com  ONGs para apoiar os artistas. Haver uma representatividade acentuada dos artistas nas instituições do Estado para lutar pelos interesses dos artistas de todas as áreas.

MA: Qual é o teu maior sonho?
PC: O sonho do Pedro Celso é de ser um artista reconhecido em Moçambique e além fronteiras. Criar uma imagem exclusiva com uma banda que toca música não só para entreter, mas para educar e criar reflexões no mundo. Ver os artistas mais unidos porque no coração de cada pessoa tem espaço para todos os músicos. Ver os artistas e a juventude em geral longe das drogas.

Sem comentários:

Massala Arte. Com tecnologia do Blogger.