Mural "Ode a Samora Machel": uma obra de Naguib que não pode ser esquecida
Por: Xisto Fernando
Na cidade de Maputo, à beira-mar, encontra-se a avenida Marginal que, de "marginal" , tem apenas o nome, pois além da paisagem trazida pela praia da Costa do sol e dos coqueiros sem cocos que fazem sombra aos andantes dos passeios esburacados, aliás naquela avenida apenas os passeios são marginais.
Neste pedaço de alcatrão, bem em frente ao Clube Naval, mora um mural por alguns esquecido e por outros eternizado. Trata-se da obra "Ode a Samora Machel", feito pelo artista moçambicano "Naguib", ou Naguib Elias Abdula, em homenagem ao primeiro presidente da República Popular de Moçambique, Samora Moisés Machel.
Uma parte do mural |
O mural feito de azulejos têm uma extensão de 700 metros e foi inaugurado no dia 10 de Novembro de 2007, pelo presidente do Município, Eneas Comiche, por ocasião dos 120 anos da cidade das acácias, Maputo.
Pode se considerar que "Ode a Samora Machel" é o maior presente que a cidade de Maputo recebera, (maior no sentido histórico e artístico).
No sentido histórico, porque este mural conta a história de um homem que lutou pela libertação do povo moçambicano e proclamou a independência a 25 de Junho de 1975. Ao longo do mural pode se ver a história de Moçambique ali contada, de forma única e trazendo à tona aspectos culturais que fazem parte de Moçambique. Aquele mural não conta a história de um homem, mas de um povo inspirado por um homem que se chama Machel.
Ao longo da avenida Marginal |
Esse artista moçambicano que nos presenteou com "Ode a Samora Machel", é sem dúvida, um homem desta parte do índico. Ele nasceu em Tete em 1955. Fez os seus estudos no Colégio de São José de Tete e posteriormente o curso de Construção Civil em Maputo.
Continuou a estudar na Escola Superior Belas Artes em Lisboa, tendo feito estágios em Serigrafia Artística na Universidade da Cidade de Cabo e Conservação e Restauro de obras de arte no Kunst Museum de Colónia na Alemanha. Igualmete efectou um estágio no Departamento de Artes Visuais e Cénicas da Universidade de Northumbria, na Inglaterra.
Naguib é membro fundador da FDC ( Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade), da ASEM, do Movimento dos Artistas contra a Pobreza, PNUD, um Artista um Gesto (Humanização dos Hospitais). É ainda fundador e proprietário do Espaço Artístico - Espaço Literário.
Em 2006 foi professor convidado pela Universidade de São Paulo, Brasil. Além do “Ode a Samora Machel”, trabalhou outros murais como, “Os percursos de Água”, no reservatório de água da Maxaquene, na cidade de Maputo.
Sem comentários: