Última Hora
Recente

Gonçalves Gonçalo:"Sinto-me esposo da poesia e espero nunca me divorciar"

Começou por escrever orações para Deus e por um bom período assim o fez. Até que um dia o seu professor de português o incentivou a escrever poemas, assim nascia o poeta Gonçalves Gonçalo, o autor do "Cateto Oposto". Se para Gonçalo a oração serviu de pretexto para entrar na literatura, hoje ele se define com um poeta inteiramente casado com a poesia, sem chance algum de divórcio. 
Gonçalves Gonçalo,  emprestou seu pensamento para a Massala Arte, numa entrevista onde fala-nos da sua vida e da sua carreira literária.
Gonçalves Gonçalo 

Massala Arte(MA) : Quem é Gonçalves Gonçalo?

Gonçalves Gonçalo (GG): É um Poeta, Escritor e Declamador, Formado em Ciência Política pela Universidade Eduardo Mondlane. Encontra na escrita não só uma forma de reconstruir um mundo melhor, mas de igualmente ofertar ao mundo um novo sonhar e a esperança de um mundo melhor.

MA: Como foi a sua infância?

GG: A minha infância foi marcadamente caracterizada pelo desejo exacerbado de ser mais crescido. Como toda e qualquer criança, via na juventude a solução todos os problemas que com a minha pequenez não conseguia resolver. Estranhamente, agora na fase da juventude, parafraseando Ivandro Sigaval digo: "Quando eu crescer quero ser criança". 

MA: Como entra literatura em particular na poesia

GG: Entro na literatura escrevendo minhas orações, no entanto influenciado por um professor de português, já na 10° classe, passei a partir de um trabalho a escrever poemas. Há que se destacar Antero de Almeida Nhatumbo e David Chirindza como professores que marcaram a emergência deste poeta.

MA: Com quantos anos escreveu o seu primeiro poema. E de quê falava?

GG: Como referenciei na pergunta anterior, meus primeiros poemas, eu os escrevia para Deus, em forma de orações. Revelam a forma como eu me sentia com Deus, na época em que passava por uma experiência vocacional na casa dos Arautos do Evangelho. 

MA: Quais os escritores moçambicanos mais admira (podes dizer alguns internacionais).

GG: Em ordem de preferência poderia citar: Luis de Camões; Mia Couto, Ungulane Baka Khossa e Paulina Chiziane; Eduardo White, Lucílio Manjate, Eusébio Sanjane; Obedes Lobadias, Meque Raul Samboco e Ivandro Sigaval.

MA: Se tivesse uma oportunidade para escrever uma obra literária com alguém. Que poeta ou  escritor escolheria?

GG: Luis de Camões ou Mia Couto.

MA: Qual foi o primeiro poema que escreveu e declamou
GG: Terras aráveis da minha aldeia" é o primeiro texto poético por mim escrito e declamado.

MA: Admiras algum Declamador/poeta moçambicano. Se sim. Quem?

GG: Admiro vários, mas dos  tantos, há que se destacar o Raimundo Manuel (Negro), quem eu chamo curiosamente por mestre.

MA: Se fosse para dar uma definição de poesia. Qual daria?

GG: Definir poesia, seria de certeza reduzir o seu significado. No entanto, ousaria dizer que poesia é vida. Ora, se Deus usou da palavra para criar o universo e o homem, por que não usar da poesia para recriar o universo e reconstituir os Homens?

MA: Qual é o teu maior sonho?

GG: Se for para sonhar, porquê não sonhar alto? Se é de graça? Eu sonho com um cenário em que cada vivente nesta terra, conheça a escrita e o vozear deste poeta.

MA: Qual é o poema que mais gosta de declamar e porquê?

GG: "Meu cateto oposto" é o poema que mais gosto de declamar, simplesmente porque foi o texto que me abriu as portas para o sucesso. Marca uma nova era de Gonçalves Gonçalo no mundo da poesia.

MA: Na sua opinião como é que a arte pode servir de terapia neste período de distanciamento social?

GG: A arte serve de terapia enquanto for a expressão mais profunda do que os homens sentem, ao mesmo tempo que o permitem distrair da pressão que o mundo lhe constrange com a dor de confinar e isolar aquele que por natureza é social.

MA: Como poeta e Declamador o que tem feito para sensibilizar aos teus admiradores sobre o perigo da Covid-19

GG: A arma de combate e o instrumento do trabalho de qualquer poeta, escritor é a escrita. É nesta perspectiva que em resposta ao perigo que esta pandemia nos oferta, tenho em coordenação com outros poetas, trabalhado em 2 antologias que mais do que sensibilizar as pessoas a adoptaram as medidas de prevenção em relação ao Covid 19, nos permitirá registrar tudo que está em sua volta.

MA: Entre escrever e declamar. O que mais gosta?

GG: Minha conversa é com o papel, minha língua é a caneta. Assim sendo, me é mais familiar a escrita. A declamação, é mera consequência do que penso e escrevo .

MA: Fale-nos da sua participação na Batalha de poesia moz Slam nas duas edições. 

GG: Tanto a primeira como a segunda educação do Moz slam, mas do que se revelarem oportunidade única para mostrar o meu trabalho, revelaram-se um grande desafio. Embora não tenha vencido, ser um dos 12 finalistas já era pra mim uma grande vitória. 

MA: Se não fosse poeta ou declamdor, que outra arte escolheria?

GG: Se não fosse poeta ou declamador, eu seria declamador ou poeta, não há reservas para outras artes. Entretanto, porque eu me estreio nos grandes palcos através do teatro, aceitaria me alugar para o teatro. 

MA: Quais são os teus projectos para o futuro?

GG: Para um futuro próximo, convém adiantar que estou a trabalhar em duas obras poéticas individuais, das quais uma poderá ser lançada este ano. Não obstante, tenciono igualmente lançar um CD de áudio poesia.

MA: Como você se define como poeta?

GG: Enquanto escritor, adoptei vários pseudônimos, cada um deles revelava a forma como eu me sentia no mundo da poesia. “Poeta Universátil” para revelar um poeta universal (que escreve tudo sobre o universo), ao mesmo tempo versátil. “Poeta Alcoóletrado” para expressar como as letras em mim se convertiam em álcool e embriagavam a mim e a quem me escutasse. E por fim “O esposo da Poesia” que quer revelar um estágio de entrega e intimidade única com a poesia. Enfim, como Poeta, sinto-me o esposo da poesia e espero nunca me divorciar da mesma.

5 comentários:

  1. Que maravilhas,muito belo e impressionante ver as conquistas dum irmão de alma...meus parabéns e mais sucessos nessa vida profissional meu caro ilustre Gonçalves...abraços ( Deus te abençoe bastante,e nossa Senhora te protege e ilumine )

    ResponderEliminar
  2. Wauuuu Meus parabéns,e desejo mais sucessos,conquistas...
    Que Deus o abençoe mais e mais mesmo alcançando os seus objectivos... novamente parabéns

    ResponderEliminar
  3. Parabéns vc é um jovem incrível, forças e nos ajude a percebermos as letras através da poesia.

    ResponderEliminar

Massala Arte. Com tecnologia do Blogger.