Última Hora
Recente

"A moça do shopping é uma história real"- diz Valé Valentão

Por: Nwatshukunyane Khanyisane

Provavelmente tenha ouvido a música ""Moça do Shopping Center do jovem cantor, guitarrista, baixista e compositor moçambicano Valé Valentão. É uma canção que na sua essência guarda uma suavidade e romantismo, que encanta quem a ouve.
Apesar de ser um homem de poucas palavras, Valentão, de 26 anos de idade, residente no bairro da Polana Caniço em Maputo, aceitou a entrevista da Massala Arte e contou-nos sobre a sua carreira musical e como activista social.
Valé Valentão 
Massala Arte (MA): Quem é Valé Valentão?
Valé Valentão (VV): Sou um músico moçambicano e activista social.

MA: Qual é a tua inspiração para compor suas  músicas ? 
VV: A inspiração para compor as minhas músicas nasce do quotidiano e, das histórias vivenciadas por mim.

MA: Percebe-se nas tuas músicas uma veia romântica, de onde vem esta veia?
VV: Esta veia vem de uma parte do meu íntimo e de histórias que me são contadas.

MA: A música moça  do Shopping Center, é uma história real ou ficcional? Essa moça existe ou é apenas personagem? 
VV: É uma História real, a personagem  realmente existiu. Acredito que, toda a história de amor começa em algum lugar e, não foi diferente comigo, por isso intitulo a música moça do shopping center.

MA: Quais os artistas moçambicanos que mais admira e porquê? (Pode dizer dois internacionais).
VV: Admiro os artistas mocambicanos, Michel William e Amável.  O Amável em particular, por ser um grande guitarrista.  E o Michel William, pela fusão, ele canta  marrabenta, raggae, ska e fusion. E quanto aos internacionais, gosto de Richard Bona e John Mayer.

MA: Qual é o estilo musical que canta?
VV: Canto Pop-Rock, com influências de  marrabenta, bossa- nova e jazz.

MA: Sente que as tuas músicas estão a ser bem recebidas pelo público? 
VV: Creio que sim, mas acho que o público precisa escutar mais as minhas músicas.

MA: Soubemos que viajou para o Brasil. Fale-nos desta experiência.
VV: Foi incrível, trabalhei como voluntário no maior programa sociocultural do Brasil, promovendo a educação musical para crianças entre 6 e 17 anos, no Projecto Guri.
Participei do intercâmbio MOVE ( Musician Organizer Volunteer Exchange ) é no Brasil, onde tive a oportunidade de apresentar minhas músicas autorais  com a Orquestra Projecto Guri de São Carlos, em São Paulo.

MA: Como surge o convite para viajar ao Brasil?
VV: Pela abertura do concurso MOVE ( Musician Organizer Volunteer Exchange ).

 MA: Qual é o teu maior sonho na musica? 
VV: Meu sonho é ter o meu trabalho conhecido e reconhecido mundialmente e sentir o amor dos meus fãs.

MA: Quem tem apoiado a sua carreira?  
VV: Tenho tido apoio de todos meus amigos, fãs, familiares e simpatizantes.

MA:Exceptuando a música,  Valé tem uma outra paixão? 
VV: Sim.  Artes plasticas.

MA: Além de pop rock, qual é o estilo musical que o Valé apostaria? 
VV: Apostaria no jazz

MA-Com que músico gostaria de fazer um dueto? 
VV: Com o músico Brasileiro, Roberto Carlos e o guitarrista moçambicano Amável.

MA. Fale-nos do Valé Valentão activista?
VV: Sou co-fundador da Associação Nsinha Wanga, cujo principal objetivo é sensibilizar as crianças a cultivarem o amor pela nossa cultura e pelo meio ambiente. Visto que o nosso planeta está a enfrentar problemas ambientais muito sérios como o desmatamento, a poluição do ar.
Estimular as crianças pode causar um impacto positivo na nossa sociedade, como diz o dutado  "é do pequeno que se torçe o pepino".

Faço parte da Associação Irmandade que tem o objetivo é trabalhar com crianças e protegê-las, salvaguardados seus dereitos e providenciado educação de qualidade, é a chave para a prosperidade e o desenvolvimento.

Podes baixar a música moça do Shopping Center aqui

3 comentários:

Massala Arte. Com tecnologia do Blogger.