Última Hora
Recente

Resgate de uma realidade invisível


Patente no auditório do edifício sede do Banco Comercial de Investimentos (BCI), de 23 de Janeiro de 2018 à 2 de Fevereiro do mesmo ano, a exposição de pintura do artista Francisco Vilanculos, intitulada Minha Vida Meu Futuro. A exibição nos leva a viajar pelo mundo das crianças de rua e do reflexo das zonas rurais e suburbanas. O próprio artista explica que o principal conceito da mostra é retratar o que as crianças passam no seu quotidiano. “Quando estamos a passear pela cidade ou a conduzir o carro, nós ignoramos aquelas imagens”, explicava Vilanculos.

Francisco nos leva a viajar pelo realismo “claro e real”, os rostos das crianças e das mulheres são fotografias pintadas de repulsa e sofrimento. Outros choram, e alguns fingem serem Samora Machel, e as raparigas supostamente macuas pintadas se vangloriam na “Espera”. Os detalhes de cada obra foram minuciosamente descritos pelo artista de modo que o público, sinta nem que seja por alguns minutos, a presença daquela triste realidade que fingimos não ver  no dia a dia.

O futuro para essas crianças sem tecto, é praticamente uma impossibilidade existencial, mas Vilanculos, na sua pintura os faz sonhar novamente, os torna pessoas visíveis perante o seu meio social, os liberta para um melhor porvir. Usando a arte, tenta resgata-las de uma realidade invisível. Aquela criança esfarrapada, de calcões amarrotados e rasgados, mesmo com os semáforos fechados, ninguém o vê, sim, é essa miúdo que o artista traz na exposição Minha Vida Meu Futuro.

Artista do Mundo

Ele olha a arte como uma forma de se expressar, talvez seja por isso, que o seu talento para a mesma se mostrou ainda cedo. Aos 9 anos de idade ganhou o concurso de desenho e pintura na antiga TVE, actualmente conhecida como Televisão de Moçambique (TVM). A partir desse instante, começou a ganhar motivação para galgar no mundo das artes e de lá para cá Francisco Vilanculos, tem realizado várias exposições colectivas e individuais. O seu vasto leque de obras, também pode ser encontrado nos seguintes países: Áustria, Estados Unidos da América, Canadá, Alemanha, Suécia, Portugal, Espanha, Itália, Swazilândia, África do Sul e Brasil respectivamente.

Artista Francisco Vilanculos ao lado de uma das suas obras
Embora tenha nascido em Maputo Vilanculos radicou-se na Suécia, onde tem realizado exposições individuais e participado de workshops. Entretanto, a sua primeira individual, foi em terras moçambicanas, na província de Inhambane, praia de Tofo no ano de 2008. Daí em diante realizou diversas exposições nacionais e internacionais.

Sem comentários:

Massala Arte. Com tecnologia do Blogger.