Última Hora
Recente

“Pinturas Do Céu” pintam a galeria da Fundação Fernando Leite Couto


A viagem pelo céu não é somente uma dádiva concebida por Deus aos seres voadores, como as Gaivotas, Águias, Mochos e outros seres que tem nas asas um refúgio para sua crise existencial. O artista também viaja pelo céu, nos seus devaneios criativos observa as sombras das árvores e plantas, desenhadas pelo brilho, do céu de uma cidade denominada Maputo.
A exposição de arte, do artista plástico Rob Van Doeselaar, nos faz viajar pelas sombras, da natureza desenhadas nas estradas, paredes e outras superfícies. O próprio artista define, essas sombras como sendo geralmente escuras, transparentes e com bordas definidas. As pinturas do céu estimulam a imaginação são abstractas e levam o apreciador a navegar num campo de descoberta de cor, forma, contraste e significado.
Nas obras de Van  Doeselaar, patentes na Fundação Fernando Leite Couto, de 16 de Janeiro à 30 de Janeiro, as sombras ganham vida, caminham, tem identidade e são reconhecíveis , todo mundo pode os ver, mas ao mesmo tempo essas mesmas sombras são complexas e viventes numa realidade difícil de compreender.  
Cada país uma inspiração
Como artista independente, Rob viveu em diferentes países, destacando-se África e actualmente encontra-se a na cidade das acácias (Maputo). Cada novo ambiente o inspirou, influenciando o seu estilo, uso de cores e escolha de materiais. Em todos os países que viveu as obras contam uma história diferente, inspirada localmente.
Quando jovem foi inspirado pelas pinturas do século XVII de grandes metres holandeses com Rembrandt, Hals e Vermeer. Ao mesmo tempo se interessou pela arte moderna e esta miscelânea de arte contemporânea e clássica faz parte da sua obra. Rob também tem muita paixão por pintar retratos, o que em 2013 lhe conferiu um prémio de prestígio em Haia, por ter retratado o rei holandês Willem-Alexander.
    

Sem comentários:

Massala Arte. Com tecnologia do Blogger.