Antologia Brasil-Moçambique promove intercâmbio literário entre autores dos dois países
Obra reúne cinquenta vozes poéticas de diferentes gerações e será lançada em Maputo no Instituto Guimarães Rosa.
![]() |
Cartaz do lançamento do evento |
A Antologia Brasil-Moçambique, fruto de uma parceria entre Brasil e Moçambique, destaca-se como um projecto de intercâmbio poético e diálogo intercultural entre dois países historicamente ligados por laços linguísticos e culturais. A obra reúne cinquenta autores, entre nomes consagrados e contemporâneos, promovendo um encontro literário que atravessa fronteiras e celebra a diversidade das expressões afro-diaspóricas.
Organizada por Marleide Lins e pelo escritor moçambicano Ernesto Moamba, a antologia conta com curadoria dos professores-doutores Elio Ferreira e Assunção Sousa, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). O projecto foi realizado pela Avant Garde Edições, em parceria com o NEPA/UESPI, o CCBM – Moçambique e com patrocínio da ASSAAC e do SIEC/SECULT, ambos ligados ao Governo do Estado do Piauí.
Entre os autores brasileiros presentes na obra estão Solano Trindade, Luiz Gama, Conceição Evaristo, Salgado Maranhão, Edimilson de Almeida Pereira, Cristiane Sobral e Ronald Augusto, entre outros. Do lado moçambicano, figuram nomes como Noémia de Sousa, José Craveirinha, Paulina Chiziane, Mia Couto, Hirondina Joshua, Luís Carlos Patraquim e Alex Dau, entre outros.
Já lançada em várias feiras e salões literários no Brasil e em Cuba, a Antologia Brasil-Moçambique vem ganhando espaço também no meio académico. A obra é actualmente estudada em disciplinas dos cursos de Letras da UESPI e da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
O próximo lançamento acontecerá em Maputo, no Instituto Guimarães Rosa, onde será realizado um encontro especial com autores, leitores e estudiosos, reforçando a proposta de confluência de saberes e valorização da literatura lusófona.
Sem comentários: