Última Hora
Recente

AEMO Celebra 40 Anos de Existência

Criada a 31 de Agosto de 1982, por incentivo do primeiro Presidente de Moçambique Independente, Samora Machel, para defender os interesses da classe, unir os escritores e desenvolver as suas actividades de forma organizada, a Associação de Escritores de Moçambique (AEMO) celebra hoje, quarta-feira, quarenta anos de existência. 

Associação dos Escritores Moçambicanos

A necessidade de Samora Machel incentivar a criação da AEMO, surge pelo facto do mesmo ter compreendido que o país já dispunha de alguma classe que se dedicava a escrita literária. Foram fundadores da AEMO o poeta Marcelino dos Santos (Kalungano), Luís Bernardo Honwana, autor da obra “Nós Matamos o Cão Tinhoso”, José Craveirinha e Rui Nogar, poetas que foram no primeiro mandato da direcção, Presidente da Mesa da Assembleia Geral e Secretário Geral, respectivamente.

A instituição actualmente liderada por Carlos Paradona, para assinalar esta data prevê levar a cabo diversas actividades culturais que culminarão com a realização de uma gala comemorativa, a ter lugar no CREISPU – Universidade Politécnica, com início às 17 horas, e contará com a participação de escritores, jornalistas, académicos e apreciadores da literatura em geral.


Sem comentários:

Massala Arte. Com tecnologia do Blogger.