Timbila de Cheny Wa Gune impressiona em Dubai
Integrado na delegação moçambicana, liderada pela Ministra da Cultura e Turismo, Edelvina Materula, o músico moçambicano Cheny Wa Gune, exibe as potencialidades da timbila na Expo Dubai 2020. Na exposição feita diariamente no pavilhão de Moçambique, Cheny executa e interage com os visitantes acerca deste instrumento tradicional.
Segundo o músico, os visitantes que passam pelo pavilhão, ficam impressionados com a sonoridade é o material usado para o fabrico da timbila.
“É gratificante poder partilhar com os demais a riqueza da nossa música assim como a nossa cultura. Como artista, vai dar para enriquecer a minha música com esta experiência”, disse o artista.
Para Gune, a demonstração da timbila no evento internacional é uma oportunidade para os nativos de Dubai e outros visitantes conhecerem com profundidade o instrumento que identifica a cultura moçambicana, também Património da Humanidade.
A Expo 2020 é uma exposição mundial organizada pelo Bureau International des Expositions realizada na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no período de seis meses. Originalmente marcada para o período de 20 de outubro de 2020 até 10 de abril de 2021, porém, devido à Pandemia de COVID-19, o evento foi remarcado para o período de 01 de outubro de 2021 até 31 de março de 2022, mantendo o nome de "Expo 2020".
A Expo Dubai é um dos mais importantes eventos mundiais, é uma feira internacional que reúne diversos sectores, como: empresas privadas, ONGs e instituições governamentais, todas destinadas a discutir temas como negócios, tecnologia, urbanismo, sustentabilidade, ciências, cultura, gastronomia e economia.
A nível financeiro a expo conta com uma verba de US$ 7,5 bilhões e, estima um retorno de US$ 20 bilhões e a criação de 270 mil empregos ligados ao comércio e serviços.
Sem comentários: