Última Hora
Recente

Gonçalves Gonçalo é o Grande Vencedor do Moz Slam 2021

A terceira edição do maior evento de batalha de poesia falada do país, teve seu cair do pano na noite deste sábado 9 de outubro, com os bilhetes esgotados e, a sala do Centro Cultural Franco-Moçambicano cheio de luz e amantes da poesia e das artes.

Cada poeta participante tinha seu estilo, desde os mais calmos aos mais atrozes, apesar das diferenças entre eles, algo os tornava unos, a palavra. O Moz Slam é uma ferramenta da palavra, não importa o tema, o poeta explora a guerra, o amor, o abandono, a igualdade de género, as mulheres, o Slam é um campo de expressão de sentimentos sem nenhuma discriminação.

No Centro Cultural foi assim, os poetas finalistas desfilaram a sua classe com grande categoria, mente quem diz, que em Moçambique não temos poetas e declamadores, certamente que a pessoa que profere tais impróprios nunca assistiu uma final do Moz Slam.

Como toda noite tem um rei, desta vez a coroa caiu sobre a cabeça do poeta Gonçalves Gonçalo, que sagrou-se o grande vencedor desta edição, e como prémio vai representar o país no campeonato mundial de poesia Falada em Paris. Na lista dos campeões entram também, Ema de Jesus que ficou em segundo lugar e Denise Fazenda, em terceiro lugar, com esta vitória elas se colocam na rota da poesia internacional.

O vencedor do primeiro lugar Gonçalves Gonçalo, usou as suas redes sociais para manifestar o seu sentimento ao prémio recebido. "Tenho a dizer que as nossas caminhadas, as que terminam com grandes conquistas, as que se fazem memoráveis porque foram conseguidas em meio a turbulências, elas nem se fazem sem o apoio moral e incondicional dos que querem o nosso sucesso e brilho", escreveu Gonçalo no seu Facebook.

E porque a persistência é uma das chaves para o sucesso, Gonçalves Gonçalo confessou não ser a primeira vez que participa, tendo tentado noutras edições. "A conquista deste prémio tem um significado especial para mim, era esta a terceira vez em que participava, todas as anteriores experiências foram importantes para conseguir triunfar, mas as pessoas que me motivaram a continuar, essas merecem um agradecimento especial", lê-se.

Na mesma senda, o esposo da poesia, como ele mesmo se designa, agradeceu a todos que lhe ajudaram a conquistar essa edição do Moz Slam, apesar do ganho Gonçalo sublinha que,  "É uma conquista suada, conseguida contra adversários com um potencial extraordinário, adversários que me ensinaram muito do que levarei. Um corpo de jurados que fez a análise sempre meticulosa, que me ajudou a ponderar". 

Denise Fazenda igualmente usou suas redes sociais para exprimir sua satisfação quanto ao lugar de pódio alcançado."Deus é bom o tempo todo, e o tempo todo Deus é bom. Eu sou a poesia que escrevo.  Moz Slam- Campeonato Moçambicano de Poesia Falada, grata estou pela oportunidade. É uma honra estar no pódio com estes grandes poetas  Ema Da Lucia Albino e Gonçalves Gonçalo", lê-se no Facebook da Fazenda.

Seja a poesia que há em si, assim Fazenda aconselha a todos e finaliza dizendo "representar Moçambique na Etiópia será uma honra". 

Além dos 11 participantes (eram 12, mas umas das participantes desistiu), o evento contou com a presença de convidados como: Rage, Lorna Zita, Fu da Siderurgia e Beauty  Sitoe.

Importa realçar que o Moz Slam é organizado pela Palavra & Palavras Eventos e, dinamizado pelo produtor cultural Hamilton Chambela. Desde que começou em 2018, o evento já colocou poetas moçambicanos em palcos internacionais, na França, Brasil, Zimbábue entre outros países, são alguns, Lúcia Tite, Lorna Zita Ivandro Sigaval, João Nguenha entre outros poetas.


Conheça mais Gonçalves Gonçalo aqui

Conheça o perfil dos finalistas que participaram da final







Sem comentários:

Massala Arte. Com tecnologia do Blogger.