Última Hora
Recente

Filme moçambicano Mabata Bata ganha três prémios em festival Internacional

O filme moçambicano "O Dia que Explodiu Mabata Bata", do realizador Sol de Carvalho arrecada três prémios no Festival Garden Route International. Trata-se das distinções de melhor filme, melhor director e o prémio de melhor actor para o jovem Emílio Bila, que interpretou Azarias, o protagonista do filme.
No mesmo festival foram distinguidos produtos cinematográficos de países com África do Sul, Estados Unidos da América entre outros.


Mabata Bata já ganhou outros prémios e nomeações como o Prémio António Loja Neves, da Federação Portuguesa de Cineclubes. Melhor Montagem e Melhor Imagem, no festival africano realizado em Burkina Faso designado "FESPACO".
Recebeu o prémio do melhor filme de ficção em Bristol (Reino Unido) e melhor longa-metragem de 2019, no Langston Hughes African American Film Festival.

Mabata Bata é baseado no conto homónimo de Mia Couto
escrito em 1986. O filme conta a história  de Azarias, um jovem pastor órfão que sonha ser uma criança normal e poder ir à escola. Um dia o melhor boi da manada, Mabata Bata, pisa uma mina deixada pelos combatentes da guerra que decorre no país e explode. Temendo as represálias do tio, o menino decide fugir e embrenhar-se na floresta levando consigo os bois restantes.

Sem comentários:

Massala Arte. Com tecnologia do Blogger.