Última Hora
Recente

Feira do Livro de Maputo repensa a criação literária em tempos de Covid

Arranca hoje 22 Outubro até o próximo dia 24 do mês em curso, a sexta edição da Feira do Livro de Maputo, onde será  homenageada a escritora, Paulina Chiziane. O evento organizado pelo Conselho Municipal de Maputo (CMCM)  e parceiros, reunirá  autores, editores, jornalistas, investigadores e críticos de 8 países. Contudo, a feira terá as suas actividades realizadas em formato virtual, devido a pandemia da Covid-19, sob o lema "(re)pensar a criação literária em tempos de pandemia."


Os coordenadores da feira consideram que mesmo sendo um ano atípico e com uma organização diferente, recorrendo ao uso de plataformas virtuais, o evento ainda está na linhagem do que se tem defendido na política cultural da edilidade.  “Fomos apanhados desprevenidos com a presente crise da pandemia da Covid-19 e estamos preocupados em produzir um evento de grande envergadura, cuja complexidade, chama-nos atenção a solidariedade e descoberta das potencialidades da comunicação on-line e quando a crise passar, estaremos a trilhar novos caminhos”, afirmou a coordenação.

Os organizadores acrescentam ainda que a feira quer também identificar leituras e escritas em tempos de emergência, potencializar sonhos e utopias críticas ao novo normal, como forma de abrir portas para outros mundos. Nomeadamente entre os escritores e leitores, privilegiando nesta sexta edição a produção de consciências literárias da crise, suas metamorfoses, incertezas e ambiguidades discursivas ao novo normal.

Criado em 2015, a Feira do Livro de Maputo tem como objectivo celebrar e promover a literatura moçambicana e Internacional  nas suas variadas formas de actuação, ligando-a com outras áreas artísticas, que têm na literatura a fonte de inspiração.

Para marcar a abertura do evento, hoje 22 de Outubro, pelas 15 horas no Paços do CMCM, o Presidente do município, Eneas Comiche e a Ministra da Cultura Turismo, Edelvina Materula, vão presidir a cerimónia de abertura.

Vale lembrar que das várias actividades previstas, o principal destaque vai para à homenagem a escritora Paulina Chiziane, que este ano celebra 30 anos de carreira.


 
Acompanhe a Feira nas seguintes plataformas: Facebook, Youtube ou Zoom: https://zoom.us/join
(ID: 5067647942; PASSCODE: BZEug7 )d

Sem comentários:

Massala Arte. Com tecnologia do Blogger.