Biografia de Fany Mpfumo
Nasce nos subúrbios de Lourenço Marques, actual Maputo à 18 de Outubro de 1928. António Mariva Pfumo, conhecido no panorama musical como Fany Mpfumo começa a cantar aos 7 anos de idade e, com apenas 18 anos, deixa Maputo, com destino à África do Sul, país onde devido ao seu talento, se projecta como músico.
Fany Mpfumo encontra o sucesso com suas canções tocadas na rádio entre os anos 1950 e 1980, tendo sido eleito "Rei da Rádio", em 1963.
O estilo musical de Fany MPfumo é caracterizado pela mistura de ritmos marrabenta com elementos de jazz, bem como influências da música sul-africana kwela.
Em Joanesburgo, Pfumo teve a oportunidade de gravar com HMV, alcançar a fama internacional com canções como "Loko ni kumbuka Jorgina". Este, em particular, continua a ser uma das músicas mais conhecidas de marrabenta e pop moçambicano.
Em 1999 foi editado a título póstumo o seu primeiro disco numa co-produção Rádio Moçambique/Vidisco, com o titulo “Nyoxanini”, composto por 18 temas.
Apesar do sucesso que alcançara, Mpfumo morreu pobre à 3 de Novembro de 1987. Actualmente é considerado com um dos pais da Marrabenta.
Amei este artigo, Nfany Nfumo é praticamente o pioneiro Iconico Musical de Moçambique e da Marrabenta , ganhei mais vontade de aprofundar as músicas e a historia dele
ResponderEliminar