Última Hora
Recente

AZ Khinera vai representar Moçambique em Macau

 Terá lugar em Macau de 23 a 30 de Outubro, a semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa 2020. Este evento que juntará diversas culturas, o nosso país será representado pelo cantor e compositor Azarias Samuel, mais conhecido por AZ Khinera.
AZ Khinera  
Para o artista, trata-se de um momento único na sua carreira e agradece a todos que directa ou indiretamente tudo fazem para que o seu trabalho seja reconhecido no país e além fronteiras.

 "É uma honra poder fazer parte de um evento de tamanha dimensão. É uma oportunidade única para divulgar o meu trabalho musical e tudo farei para corresponder às expectativas de todos e fazer soar alto o nome da minha Cidade, província e do país em geral", disse Khinera no encontro que manteve com a Ministra da Cultura e Turismo, Edelvina Materula.

Por sua vez a peloura da pasta da cultura, que recebeu o cantor em seu gabinete, enalteceu o trabalho do artista tendo se comprometido a apoia-lo como instituição. "O Ministério tudo fará para que todos os artistas do Rovuma ao Maputo, tenham as mesmas oportunidades e, quiçá, oportunidades semelhantes aos mundialmente renomados. O artista moçambicano tem potencial". Disse a Ministra.
Materula mostrou a sua satisfação por ter sido identificado um artista do norte do país, se pronunciando nos seguintes termos,  "este facto mostra que há talento em todo o país e é missão do governo, em parceria com outras entidades, explorar essas potencialidades e colocar os artistas além-fronteiras, elevando o nome do país. Todos os artistas gozam dos mesmos direitos e mesmas oportunidades".
Importa sublinhar que devido a situação da pandemia da Covid-19 o evento Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa será realizado inteiramente através das plataformas digitais. 

Breve Biografia do AZ Khinera 

Khinera masceu em Pemba na província de Cabo Delgado. Seus géneros musicais divagam na kizomba, R&B e Afro. Começa  a cantar ainda novo na "Igreja Assembleia de Deus Internacional", onde pertencia ao grupo dominical das crianças e posteriormente o da juventude.
Desde cedo participou em pequenos concursos realizados no seu bairro, cantava em festas familiares e na vizinhança.
Formou um grupo musical denominado "BCD", no qual faziam parte outros dois membros da cidade de pemba. Em 2008 começou o projecto "ANJOS" onde fez dupla com o cantor Fapel, tendo saído desta junção  a gravação de um disco em "Dar-es-Salaam"  (Tanzânia) com o lançamento na Cidade de Pemba. 
 O CD não fez sucesso,  o mesmo não superou as expectativas dos dois artistas. Contudo, a viagem a Tanzânia serviu para troca de impressões com músicos de renome e colaborar com alguns artistas daquele país  vizinho, dando assim maior visibilidade a sua carreira principalmente na zona norte do país.
 Em "2009" AZ  participa do reality musical "Fama show". Cinco anos depois (2014) participa do "Desafio Total", ambos (reality) organizados pela STV. 
No Desafio Total fez parte dos finalistas conquistando dessa forma a admiração e o respeito do público, dos jurados daquela edição, se tornando dessa forma numa revelação da música moçambicana. 
 As música "Cansei" e "Minha Diva", foram muito bem recebidas pelo público, o que de certa contribuiu para que Khinera participasse da "6° Edição" do "Festival do Zuok" em 2017.  


Sem comentários:

Massala Arte. Com tecnologia do Blogger.