Última Hora
Recente

16 anos sem Avelino Mondlane " Roberto Carlos" moçambicano

Em todo seu esplendor, as músicas de Avelino Mondlane são caracterizadas por percorrerem os caminhos do amor, perdão, carinho e do afecto. Esse rumo musical, fez com que ele se diferenciasse dos seus colegas, que cantavam sobre os problemas sociais e políticos, que o país enfrentava.

Avelino Mondlane no seu estilo característico, sempre usava uma gravata e blaiser em suas apresentações e colocava a sua marca com o cantor do romantismo.
Por causa da sua veia romântica, ficou conhecido nos meandros musicais como "Roberto Carlos" moçambicano.

Avelino Mondlane

Embora mais conhecido como músico, Avelino iniciou a sua carreira como dançarino em 1973. Fez parte do grupo “Os Mesmos”, tendo depois passado para a banda “Surpresas” e com esta última viria a gravar o tema “Ngwendza”, que serviu de pretexto para a sua afirmação no panorama musical.

Anos mais tarde, começa a executar alguns instrumentos musicais, destacando-se na guitarra. É nesta fase que começa a criar as suas próprias composições procurando uma afinação mais romântica.
Avelino Mondlane vendeu cinquenta mil cópias do seu primeiro álbum e vinte mil do segundo, o que significou um absoluto sucesso de vendas na época. 

Na edição 2003 do "Ngoma Moçambique", Mondlane foi o artista mais votado pelo público na categoria da "música mais popular". Este facto mostrou o interesse que o público tinha de consumir sua música, as letras e afinação romântica eram bem aceites pelos seus admiradores.

Avelino Mondlane, executava suas canções com alma e delicadeza, sempre que subisse ao palco apresentava uma expressão de dor e nostalgia, roubando até lágrimas da platéia e sempre que podia associava seus passos de bailarino com o seu romantismo, criando passos incomuns que davam um ar diferentes à suas apresentações.
 
Nas suas composições, Avelino Mondlane privilegiava o amor entre homem e mulher, entre pais e filhos, a beleza, a família. 
Na sua música "Amutxai", ele canta um amor não correspondido pelos pais da rapariga, pelo facto dele ser um cantor, alegam eles que o mesmo não pode dar uma vida boa a filha uma vez que ele passa tempo a cantar e tocar viola.

Em " "A Lirandzo a Vachavhi e Mali (amor não se compra com dinheiro), Mondlane nos faz ver que o dinheiro pode comprar tudo, menos o amor, para Avelino Mondlane este sentimento é genuíno, dinheiro nenhum compra.
"Hanya hi lirandzo", esta música é um apelo romântico para que os homens vivam em harmonia e amor com suas esposas, com ele diz na música "A Awansati Avabi,  Awansati e xiluva" (Mulher não se bate, mulher é uma flor).

 Avelino Mondlane cantam outras canções de sucesso como “Nakuranda”, “Nacurivalela”, “Uniukuele”, “Akufa Kuyetlela”, “Alirandzo Avachavi”, “Hinga Holovi, “Raci”, “Pswilo pswa Misava” e “Hanya Hi Lirandradro”, "Swilo Swa Missava", “Mamane na Bhava entre outras.

As composições eram escritas pelo próprio punho do artista, no palco fazia-se acompanhar pela banda “Central Line” do baixista Humbe Benedito, seu produtor.

Quando se preparava para entrar em estúdio para gravar mais um álbum musical, em 15 de Setembro de 2004, com 45 anos de idade, Avelino Mondlane morre vítima de Malária.
A notícia da sua prematura morte, causou muito espanto aos seus admiradores, ao longo dos tempos homenagens foram feitas para dignificar o artista. 
 
Avelino Mondlane Avelino Mondlane nasceu no bairro Mavalane arredores de Maputo, a 3 de Fevereiro de 1959, faria este ano 61 anos de idade.

Sem comentários:

Massala Arte. Com tecnologia do Blogger.