Última Hora
Recente

Salvador Muchidão: "minha avó foi sempre minha fonte de inspiração"

O poema "doutora és tu minha mãe", de Salvador Muchidão até ao momento constitui um dos textos mais partilhados na redes sociais. A poesia que nasceu da vontade de Salvador em escrever à sua avó, inspirou homens e mulheres a homenagear seus parentes mais próximos. 
O Jovem poeta Muchidão, que entra no mundo da poesia em 2008, abriu as portas da sua alma para a Massala Arte, para falar dos seus projectos e pretensões no mundo literário.
Salvador Muchidão
Massala Arte  (MA): Quem é Salvador Muchidão?
Salvador  Muchidão(SM): Salvador Muchidão, é um jovem de 26 anos de idade, licenciado em Direito pela UEM, Universidade onde foi presidente da associação de estudantes e membro do conselho universitário. Actualmente é mestrando em ciências jurídico políticas na Faculdade de Direito da UEM.

MA: como foi sua infância?
SM: Minha infância foi igual a de muitas crianças das famílias pobres, cresci com os meus avós maternos,num ambiente de muita adversidade mas com amor e festa.

MA: Como entra na literatura em particular na poesia?
SM: Entro na poesia em 2008, através de um caderno de poesias de um primo que eu encontrei e fui lendo, dali surge a paixão pela poesia.

MA: Com quantos anos escreveu o seu primeiro poema. E de quê falava?
SM: Foi com 14 anos, era o choro  de uma mãe, falava das lamentações de uma mãe acusada de feitiçaria.

MA: Quais os escritores moçambicanos mais admira?
SM: Mia Couto, Rui de Noronha, Eduardo White e José Craveirinha.

MA: Se tivesse uma oportunidade de escrever uma obra literária com alguém. Que poeta escolheria?
SM: Os que eu admiro já estão mortos, mas dos meus contemporâneos, escolheria o Álvaro Taruma.

MA: Admira algum Declamador/poeta moçambicano. Se sim, Quem?
SM: Admiro muitos, mas o Álvaro tem uma escrita que em particular me interessa.

MA: Se fosse para dar uma definição de poesia. Qual daria?
SM: A poesia é o espelho da alma.

MA: Qual é o teu maior sonho?
SM: Tornar-me num poeta de referência na poesia nacional e internacional. 

MA: De onde surge a ideia de escrever o texto "doutora és tu minha mãe?
SM: Na verdade eu tive sempre na minha avó o poço que a mata a minha sede literária, ela foi sempre a minha fonte de inspiração, o poema surge num desejo de homenagea-la, e demonstrar toda a minha admiração por ela.

MA: Na sua opinião com é que a arte pode servir de terapia neste período de distanciamento social?
SM: A arte é o remédio da alma, esse momento em que nos sentimos cansados, desanimados podemos encontrar nas várias expressões artísticas um fonte de avivamento, de reencontro com a nossa alegria.

MA: Quais são os seus projectos no mundo da poesia?
SM: Eu tenho uma pretensão de fazer da poesia um meio de intervenção social, então meus projectos na literatura estão  em emancipar as classes que sofrem de qualquer estigma. 

MA:Quando será lançado o seu livro?
SM: O lançamento do meu livro está previsto para este ano.

MA: Acha que a sua poesia está a ser bem recebida pelo público?
SM: Acredito que sim, o poema "doutora és tu minha mãe", é até então o poema de um moçambicano mais partilhado nas redes sociais, que teve impacto na lusofonia.

Sem comentários:

Massala Arte. Com tecnologia do Blogger.