Coronavírus adia o Festival Nacional da Cultura
Covid-19 força o adiamento do décimo primeiro festival nacional da cultura, que este ano terá lugar na província de Maputo. A decisão foi tornada pública na passada quarta-feira (18), num encontro dirigido pela Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, com artistas e promotores de eventos culturais. A reunião serviu não só para anunciar o adiamento do festival, mas também reflectir sobre o impacto da pandemia na indústria cultural no país e, estabelecer mecanismos de acção para o seu controle.
Falando aos artistas e promotores, a Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, sublinhou que o Coronavírus é um problema sério, pelo qual devemos todos nos preocupar e tomar medidas urgentes visando impedir que se instale um caos. "Estamos cientes da gravidade do assunto e vamos unir esforços com acções a todos os níveis, apelando desde já, o envolvimento de todos artistas”. Disse Materula.
E porque o Covid-19 é um problema global, há redução das oportunidades de trabalho e de venda das criações e produtos artísticos, o que de certa forma vai exigir dos fazedores da cultura, resiliência e reinvenção para a subsistência.
O turismo também anda a conta-gotas nos últimos tempos, gerando um impacto negativo para a economia dos cidadãos e para o erário público. Por isso, houve unanimidade na necessidade de redobrar esforços por parte do Governo, com envolvimento abnegado de todos artistas na luta contra o vírus.
Por sua vez, a classe dos artistas e promotores culturais assumiu o seu papel, enquanto agentes fazedores e influenciadores de opinião, de mudanças de atitudes, tendo vincado o compromisso em fazer uso dos recursos artísticos como ferramenta para a difusão das mensagens de prevenção, sensibilização e combate ao novo coronavírus.
Com resultado das contribuições dadas pelos artistas, o Ministério da Cultura e Turismo vai, nos próximos promover uma série de acções que visam sensibilizar as pessoas sobre os perigos do Coronavírus, usando todas as formas da arte em colaboração com o Ministério de Saúde.
O encontro surge após recomendações dadas pelo Chefe de Estado, Filipe Jacinto Nyusi, para a observância de medidas de prevenção contra o novo coronavírus. Para além de artistas e promotores de eventos culturais, o encontro contou com participação do Vice-Ministro da Cultura e Turismo, Fredson Bacar, e de representantes do Ministério da Saúde.
Sem comentários: