Última Hora
Recente

Aniceto Mateus lança obra sobre Violência Conjugal Contra a Mulher

Cento e vinte mulheres contam experiências vividas sobre a violência do género e, desta narração nasce a obra "Violência Conjugal Contra a Mulher na Cidade de Maputo: Enfrentamentos e Representações Sociais", do pesquisador moçambicano Aniceto Mateus. O Livro foi lançado na tarde desta Quinta-feira 12 de Março, na sala dos Grandes Actos da Universidade Pedagógica de Maputo.

Aniceto Mateus e Aissa Mitha no lançamento da obra

Mesmo com pouco público, Aniceto Mateus pariu a obra que será de grande valia para estudantes e pesquisadores na área de violência de género no país. Como ele mesmo diz a "Massala", não se trata de uma obra de auto-ajuda que traz soluções para o problema, contudo traz questões e debates que devem sombrear a esfera pública.
Segundo o autor, no livro podemos encontrar dois grupos de mulheres vítimas de violência, há as que sofrem, no entanto optam por continuar com seu cônjuge, por algum motivo aparente. E há as outras, que quando são agredidas preferem se separar do seu parceiro.
A obra de Mateus surge numa altura em que o país, em todos os níveis se junta para combater a violência do género, sendo que o governo juntou-se a causa criando a lei n° 29/2009 de 29 de Setembro, que visa proteger a mulher vítima de violência e criminalizar os infractores.
Não obstante a isso, depois de lançada a obra, sob um espírito de discussão Aissa Mitha a apresentadora da obra em alusão, instou aos espectadores presentes na sala da Universidade Pedagógica de Maputo a debaterem sobre o assunto abordado no livro.
As reações da platéia, mesmo que pouca, não tardaram chegar, o Professor e filósofo José Castiano, comentou sobrd a violência virada para o homem, pois Castiano acredita que esta camada social sofre alguma repressão em silêncio.
Por sua vez, mas no mesmo diapasão de Castiano, a professora Sarita Henriksen, acrescentou que, nos últimos tempos promove-se a mulher e a rapariga e acaba excluído-se os rapazes, que também são vítimas de violência.
"Violência Conjugal Contra a Mulher na Cidade de Maputo: Enfrentamentos e Representações Sociais", é uma obra que vem acrescentar mais debate sobre as questões da violência do género. A escolha da Cidade de Maputo para a pesquisa, segundo o próprio autor tem a ver com o multiculturalismo que aqui se encontra.  Por ser a capital do país muitos moçambicanos oriundos do Norte e Centro do país acabam se encontrando na cidade das acácias buscando melhores condições de vida e, esse ajuntamento de várias culturas num só espaço geográfico  (Cidade de Maputo), de certa forma facilitou a pesquisa.

Sem comentários:

Massala Arte. Com tecnologia do Blogger.