Última Hora
Recente

“Banda Kakana” apresenta em concerto o álbum “Juntos”

Formada em 2004 por iniciativa da cantora Yolanda Chicane e do guitarrista Jimmy Gwaza, a Banda Kakana, levou o público que afluiu em massa a Fundação Fernando Leite Couto, na noite desta sexta-feira 26 de Janeiro ao pleno delírio musical. Foram muitos os admiradores que testemunharam a apresentação do novo álbum da banda intitulado “Juntos”, que por sinal é o segundo, sendo o primeiro “ Serenata”.
Se diz “ a música é um conjunto de sons harmoniosos que fazem bem ao ouvido”. Essa é uma verdade que não deixa sombras nem dúvidas. Ela deve vibrar o público, fazendo com que este se manifeste de diversificadas formas, desde uma simples salva de palmas até ao último e dispendioso assobio. Para quem tem pés para dançar a música deve causar-lhe a êxtase da dança, para quem não têm fica conjugado na cadeira contemplando  a alma do ritmo, somente com um abanar de cabeça, significando isso sinal de satisfação.
Sempre que os instrumentos musicais arrancavam e a voz da vocalista, Yolanda Chicane cobria o recinto, o público olhava e pintava um sorriso no rosto. Desde a música mais dançante até a mais romântica a fidelidade e a emoção dos espectadores esteve sempre intacta.
As músicas descreviam o amor, a vida, beleza, solidariedade e a saudade, sempre no estilo característico, afro jazz, marrabenta, afro rock e world music. Naquela instante ficava claro que a música unia culturas, transcendia fronteiras, pois mesmo os que não sabiam falar a língua da zona sul (Changana), sabiam cantar o coro da música “Xiluva” e sabiam que se tratava de uma flor. Chegou o momento em que a vida se tornou bela e todos cantaram “ A vida é bela”, alguns esqueceram que existem no mundo problemas, cantar essa melodia era com se a vida fosse um sonho perfeito e real.
Sozinhos não podemos mudar o mundo, somente podemos olhar o horizonte e morrermos com ele. Mas juntos podemos mudar o mudo. A música que dá título ao segundo álbum, nos leva a viajar pelo mundo da solidariedade. A ideia central é levar consolo e sorriso para quem precisa, mas não a sós, mas sim “Juntos”.
Não há mais descrições possíveis, a Banda Kakana levou o público a descobrir a maravilha da música moçambicana, por essa razão no fim do concerto o famoso grito popular de “mais um” soou das bocas, e não coube outra alternativa a banda senão tocar mais uma música em forma de bónus para ceder os caprichos dos entusiastas. E a clássica música “Elisa Gomara Saia” foi a escolhida para fechar a efeméride. E de seguida, gritos,





assobios e uma enorme salva de palmas fechou as cortinas. Entretanto, alguns que traziam algumas moedas no bolso levaram para casa o álbum “Juntos”, que estava a venda no local do concerto.

Sem comentários:

Massala Arte. Com tecnologia do Blogger.