Lançada a Semana do Criador da SADC em Maputo
O Vice-Ministro da Cultura e Turismo, Fredson Bacar dirigiu, nesta segunda-feira 12 de Outubro, a cerimónia de lançamento da semana do Criador/Artista da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
A data do Criador é celebrada à 14 de Outubro e, foi instituída em 1996 pelo Conselho de Ministros da SADC em Maseru, Lesotho. Com o objectivo de exaltar a protecção e o reforço dos Direitos do Autor e Direitos Conexos.
Falando no evento que aconteceu na Casa de Ferro, em Maputo, Fredson Bacar sublinhou que o nosso país desempenhou um papel importante para a instituição da data.
Bacar referiu que o objectivo da celebração do dia do Criador é a reflexão em torno da cidadania cultural, com o principal foco na propriedade intelectual, segurança social e turismo cultural.
Importa frisar que este ano, o Dia do Criador celebra-se sob o lema “40 anos da SADC, Cidadania Cultural e Desafios da COVID-19”.
O evento de lançamento foi antecedido por actividades culturais, como: Feira do Artesanato, do Livro e do Disco, Música Tradicional com a Companhia Nacional de Canto e Dança, e Declamação de Poesia com a actriz Lucrécia Paco.
Sem comentários: