Virgília Tembo Ferrão e João Borges de Oliveira vencem programa de intercâmbio literário 2025
A escritora moçambicana Virgília Tembo Ferrão e o autor português João Borges de Oliveira foram anunciados como os vencedores da edição de 2025 do programa de intercâmbio literário luso-moçambicano, uma iniciativa que promove o diálogo entre culturas através da escrita e da residência artística.
![]() |
Virgília Ferrão e João Borges de Oliveira |
Os dois autores terão a oportunidade de viver experiências literárias imersivas em cidades que simbolizam o elo histórico e cultural entre Moçambique e Portugal. Virgília Tembo Ferrão estará em residência durante o mês de maio, em Lisboa, onde desenvolverá novos trabalhos e participará em actividades culturais com escritores e leitores locais. Já João Borges de Oliveira viajará até Maputo, em outubro, para uma estadia criativa que lhe permitirá mergulhar na paisagem literária e social moçambicana.
Este intercâmbio representa mais do que uma simples troca geográfica: é um encontro de vozes, vivências e imaginários que enriquecem o panorama literário de ambos os países. A iniciativa reforça o compromisso com a valorização da lusofonia e a promoção da literatura como instrumento de aproximação entre povos.
Sem comentários: