terça-feira, 3 de junho de 2025

Prémios Mozal Artes e Cultura 2025 já estão com candidaturas abertas

Estão abertas as candidaturas para a 5.ª edição dos Prémios Mozal Artes e Cultura, uma iniciativa da Kulungwana – Associação para o Desenvolvimento Cultural em parceria com a Mozal, que visa destacar o talento de jovens artistas moçambicanos nas mais diversas áreas da criação artística.

O concurso abrange as categorias de Artes Visuais, Cinema e Audiovisuais, Dança, Fotografia, Teatro, Design de Moda e Vestuário, e Música, e é dirigido a artistas nacionais com idades entre os 21 e os 40 anos. As candidaturas devem ser submetidas online, através do portal da Kulungwana, entre os dias 12 de Maio e 30 de Junho.

Segundo a directora executiva da Kulungwana, Henny Matos, o principal objectivo do prémio é reconhecer o potencial criativo do país, dar visibilidade aos melhores talentos e apoiá-los no processo de profissionalização. “Ambicionamos que todos os jovens artistas nacionais conheçam estes prémios e se sintam motivados a participar, pois acreditamos que um dos maiores contributos que podemos oferecer à cultura moçambicana é a capacitação dos seus fazedores”, referiu.

Durante o período de candidaturas, serão promovidas sessões de esclarecimento e workshops sobre a preparação de portfólios profissionais, com vista a apoiar os candidatos na organização das suas propostas.

Desde a sua criação, em 2018, os Prémios Mozal já nomearam 70 artistas e distinguiram 25 vencedores, de acordo com a directora de Assuntos Externos da Mozal, Lucrécia Uamba. O valor total dos prémios atribuídos ao longo das edições ultrapassa os três milhões de meticais, sendo que cada vencedor de categoria receberá 120 mil meticais, além de oportunidades de projecção a nível nacional e internacional.

“Estamos comprometidos com a valorização do potencial criativo dos nossos artistas. Mais do que premiar, queremos criar uma plataforma de visibilidade, estímulo e reconhecimento para os criadores moçambicanos, cuja dedicação e inovação representam o futuro das artes no país”, frisou Uamba, acrescentando que é expectativa da Mozal que o concurso tenha representatividade de todos os pontos do território nacional.

Com esta edição, os Prémios Mozal Artes e Cultura reforçam o seu papel enquanto instrumento de promoção da diversidade cultural, inclusão social e profissionalização das artes em Moçambique.


Para mais informações sobre os Prémios Mozal Artes e Cultura clique



Sem comentários:

Enviar um comentário