Uma pintura de Vincent Van Gogh, originalmente chamado de "The Parsonage Garden at Nuenen in Spring", foi roubada no museu Singer Lauren, situado em Laren a 30 kms de Amesterdão na Holanda, que se encontra atualmente fechado devido à eclosão da pandemia de Coronavírus. Segundo o director executivo do museu, a obra estava sob condição de empréstimo, a finalidade era a de ser usada numa exposição. A mesma tinha sido emprestada pelo Museu Groninger, que apenas possuía esta única pintura de Van Gogh na colecção.
The Parsonage Garden at Nuenen in Spring |
Segundo a imprensa Holandesa, a obra roubada é estimada entre um e seis milhões de euros. Trata-se de uma pintura de 1884 que faz parte de uma série feita quando o famoso pintor vivia na casa do seu pai.
O director do museu, citado pelo "Diário de Noticias", Jan Rudolph de Lorm, considera que o roubo é "muito mau para o Museu Groninger, para o Singer Laren e especialmente terrível para todos nós. A arte existe para ser desfrutada, especialmente durante este período difícil".
Por sua vez, Andreas Blühm director do Museu Groninger se pronunciou de seguinte forma, "é o roubo de uma obra que pertence a todos".
O museu está actualmente fechado devido ao coronavírus. E foi deste vazio que os ladrões aproveitaram para roubar a obra de Van Gogh, que na ocasião estava em exposição "Mirror of the Soul. Toorop tot Mondriaan" , que começou em 14 de janeiro e terminaria a 10 de maio do ano em curso.
Este não é o primeiro roubo no museu. Em janeiro de 2007, sete estátuas foram roubadas do jardim do mesmo espaço.
Quando se fala de obras de Van Gogh, refere-se a pinturas únicas e, provavelmente os autores deste roubo não poderão vender a obra no mercado de arte sem serem descobertos, mas seja com for, lá se foi a "The Parsonage Garden at Nuenen in Spring", pelas mãos dos supostos larápios.
Sem comentários:
Enviar um comentário